quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mourão - Uma das músicas do repertório de 2011

Mourão é uma das novas músicas que compõe o repertório da Orquestra de Câmara de Indaial no ano de 2011. Composta por Cesar Guerra-Peixe, conta a história que Mourão foi um desafio feito ao autor em um bar, onde duvidaram que ele escreveria naquele momento um baião, Guerra-Peixe pegou um guardanapo e a compôs.

César Guerra-Peixe nasceu em Petrópolis, dia 18 de março de 1914 no Rio de Janeiro e faleceu no dia 26de novembro de1993, foi um compositor brasileiro, filho de imigrantes portugueses de origem cigana.
Teve uma musicalidade precoce, aos 9 anos já tocava violão, bandolim, violino e piano. Viajava muito com a família pelo interior do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, assistindo freqüentemente a grupos folclóricos, o que marcou muito sua infância.
Ansioso por conhecer novidades no campos da música, teve contato com o professor Koellreutter, o que mudou sua forma de compor, que até o momento era dentro dos moldes clássicos de melodias brasileiras, passando então a adotar a técnica dodecafônica.
Quando foi para o nordeste trabalhar como arranjador na Rádio Jornal, Guerra Peixe passou a conhecer o folclore brasileiro como poucos, ganhando sua música uma nova dimensão a partir do estudo de ritmos nordestinos como o maracatu, coco, xangô, frevo. O compositor descobriu que os passos do frevo foram trazidos por ciganos de origem eslava e espanhola, e não por negros africanos, como se pensava até então.
Guerra-Peixe foi músico, compositor e professor e na sua fase de maturidade artística, compôs Tributo a Portinari, confirmando seu incomparável domínio de orquestração. Poucos compositores conseguiram, como ele, atingir uma versatilidade e uma admirável concisão de linguagem, buscando na simplicidade a sua arma mais eficaz.

http://www.youtube.com/watch?v=LIKpEnvIwIs

Nenhum comentário:

Postar um comentário